Reunião de trabalho - Requalificação das margens do Rio Zêzere

Requalificação das margens do Rio Zêzere

Decorreu durante a manhã de 22 de outubro, uma reunião multidisciplinar promovida pelo Executivo da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, que contou com a presença da Senhora Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Turismo Centro de Portugal e vários operadores de turismo náutico deste concelho.
O encontro advém da constante preocupação no que respeita o planeamento e ordenamento da utilização das margens do Rio Zêzere. Neste sentido, foram abordadas diversas questões relativamente à gestão dos meios existentes, com vista à sua reestruturação e licenciamentos, no âmbito de melhores e mais acessos ao rio e das possíveis utilizações balneares (praias fluviais) e náuticas.

Foi durante uma viagem de barco in loco, onde foram abordadas as várias necessidades e complexidades que existem na utilização das potencialidades destes espaços, tendo em conta a segurança, a preservação das margens, a qualidade dos recursos hídricos, bem como, o bem-estar dos habitantes locais e turistas.
Ficou a nota de que, na realidade com o esforço das várias entidades, é possível nascerem projetos viáveis à implementação de novos meios e estruturas, adequados à dinâmica e utilização destes espaços tão aprazíveis, como são as zonas ribeirinhas do concelho de Ferreira do Zêzere.

margens zezere

31