Proteção Civil somos todos - ações a decorrer

Ações de proteção civil

Sendo a Proteção Civil a atividade desempenhada por agentes específicos em particular, mas também por todos os cidadãos, que são o motivo essencial do trabalho a desenvolver, a prevenção, antecipação e planeamento são essenciais para que todo o sistema funcione o melhor possível em caso de acidente grave, catástrofe ou calamidade.

Assim, é papel de todos, enquanto cidadãos, conhecer os riscos, prevenir e atuar com vista a mitigar os efeitos adversos das situações que ocorram.

Para este objetivo se concretizar, a informação e sensibilização são importantes e é nesse sentido que o Município de Ferreira do Zêzere em conjunto com as freguesias, a GNR e o Corpo de Bombeiros de Ferreira do Zêzere, de forma articulada e integrada no sistema municipal de Proteção Civil, planeiam e concretizam a realização de diversas ações de informação de populações relativamente aos principais riscos no concelho e procedimentos preventivos que devem ser observados, com particular destaque para os incêndios rurais.

Iniciadas em março – Mês da Proteção Civil em Ferreira do Zêzere, estas ações em fase final de Pandemia, irão estender-se até ao mês de maio em diversos locais e momentos, abrangendo população em geral e grupos específicos.

A participação é essencial para que todos contribuam de forma informada e fiquem em maior segurança.

Depois da Freguesia de Nossa Senhora do Pranto, irão realizar-se ações de informação e sensibilização à população sobre prevenção de incêndios e riscos de segurança com a Guarda Nacional Republicana, Corpo de Bombeiros de Ferreira do Zêzere nos seguintes dias:

Dia 3 de abril às 10h na Junta de Freguesia do Bêco;

Dia 10 de abril às 10h na Junta de Freguesia de Águas Belas; às 14h na Associação de Chão da Serra, Ferreira do Zêzere, às 16h no Centro Recreativo e Cultural de Carvalhais. Na Freguesia de Ferreira do Zêzere irão realizar-se exercícios / treino dos Oficiais de Segurança nas seguintes datas e localidades:

Dia 24 de abril - 14h00 no Cardal

Dia 7 de maio - 09h00 - Valadas e Sobreira do Fato, 09h45 – Portinha, 10h30 – Maxieira, 11h00 – Ribeira e 11h45 - Vale da Figueira.

31