Áreas Funcionais e Serviços

Áreas funcionais

As áreas funcionais da Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere distribuem-se por um único piso.

Átrio – é através desta zona que se estabelece a relação interior/exterior do edifício e se tem acesso, a todas as áreas disponibilizadas por este serviço público. Neste espaço de acolhimento e orientação, os leitores podem obter informações sobre as atividades culturais e sobre os serviços disponibilizados pela Biblioteca, ter acesso ao serviço de reprografia, consultar o catálogo, adquirir edições municipais e merchandising, bem como solicitar a inscrição como leitor.

Setor de adultos – sala de leitura destinada a maiores de 16 anos, apresenta uma coleção generalista que contempla todas as áreas do conhecimento humano, para além de uma seção do Fundo Local e Regional, um núcleo de documentos importantes para a memória e o estudo do nosso concelho. Os leitores, também podem aceder à internet, através de postos fixos ou via HI-FI, nos seus próprios dispositivos eletrónicos. Não podem ser requisitados para empréstimo domiciliário, obras de referência e livros reservados. O espaço também disponibiliza equipamentos para visualização de conteúdos multimédia.

Setor infantojuvenil – espaço dedicado a crianças e jovens até aos 15 anos de idade. Nesta sala, este setor etário tem à sua disposição uma coleção monográfica, jogos didáticos, audiovisuais, equipamentos para visualizar filmes e ouvir música, computadores com acesso à internet e Hi-Fi e uma Biblioteca de Pais (fundo dedicado à psicologia do desenvolvimento). Os documentos estão repartidos por dois setores, infantil e juvenil, devidamente assinalados na cota com a letra I e J, e no catálogo indexados de acordo com a faixa etária: pré-leitores (3 aos 5 anos); leitores iniciais (6 aos 8 anos); leitores medianos (9 aos 10 anos); leitores autónomos (11 aos 13 anos); e leitores juvenis (14 aos 15 anos).

Sala da hora do conto – integrada no setor infantojuvenil, é um espaço que acolhe e promove diferentes atividades numa vertente pedagógica, mas igualmente lúdica, recreativa e de expressão plástica, com o objetivo de desenvolver o lado criativo e artístico, no seguimento das diferentes atividades que são programadas em torno do livro e da leitura.

Bebeteca – espaço destinado a bebés dos 3 aos 36 meses.

Sala Multimédia – espaço destinado à consulta e visualização de documentos audiovisuais (DVDS e CDS) e utilização de equipamentos informáticos.

Sala polivalente – espaço com capacidade para 50 lugares sentados, equipado com sistema de projeção de imagem e reprodução de som, reúne as condições necessárias para apoiar um alargado leque de iniciativas, como encontros com os escritores, palestras sobre os mais variados temas, exposições, formações e reuniões de interesse para a comunidade municipal.

Depósito – espaço onde ficam guardados os documentos que já não cabem nas salas de leitura.

Gabinetes técnicos – dois gabinetes situados numa zona restrita ao público, destinam-se à gestão do funcionamento da Biblioteca.

Jardim da Literatura e das Artes – espaço atraente ao ar livre, onde se disponibilizam aprendizagens e se promovem atividade lúdico culturais.

Anexos:
 Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere0.1 kB2022-06-01 13:37

Contactos

Praça Dias Ferreira, 38
2240-341 Ferreira do Zêzere
Linha de Atendimento ao Munícipe
+351 249 360 150
geral@cm-ferreiradozezere.pt

Localização

Logo de Projeto Cofinanciado