Notícias

IV Encontro Equipas Multidisciplinares Médio Tejo centrado na promoção do sucesso escolar

A CIM Médio Tejo, em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas A23 e o município do Entroncamento, promoveu o IV Encontro Equipas Multidisciplinares Médio Tejo, que decorreu no cineteatro São João, na cidade ferroviária, no passado dia 15 de julho.

O Encontro surgiu integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação (PEDIME) e teve como principal objetivo debater a constituição e funcionamento das equipas multidisciplinares (EQM), com o apoio de Teodolinda Magro, Coordenadora Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, e da partilha de experiências por parte dos municípios de Abrantes, Entroncamento e Ourém.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente do município do Entroncamento, Jorge Faria, que transmitiu a mensagem que “a educação, o conhecimento, a inovação e a criatividade são os aspetos que mais diferenciam as sociedades e que melhor contribuem para a melhoria da qualidade de vida das populações”.

Mais acrescentou que “o PEDIME é um dos programas que apresenta maior sucesso nas escolas” e “no Entroncamento tem revelado grande importância”.

Ainda durante o período da manhã, e da Universidade Católica do Porto, António Batista, assegurou o debate final sobre a operacionalização das Equipas Multidisciplinares, afirmando que se deve “trabalhar para que os nossos alunos ganhem competências, se capacitem para aprender dimensões paralelas para o seu desenvolvimento e crescimento pessoal”.

“Falta conseguir um tipo de intervenção que durante o ano letivo faça a diferença naquilo que é mensurável no sucesso escolar”, vincou o responsável, acrescentando ser necessário “que os alunos devem ter as competências que determinam o seu sucesso” e para o efeito, deverão existir “equipas com legitimidade institucional, com poder e com recursos direcionados para estas necessidades”.

Já no período da tarde, Maria do Céu Taveira, da Universidade do Minho e Sílvia Oliveira, do Município de Póvoa de Lanhoso, partilharam o trabalho desenvolvido na CIM do Ave em matéria de orientação e desenvolvimento de competências de gestão de carreira. Sobre este tema e referindo-se ao projeto piloto que a CIM Médio Tejo pretende implementar, Hélder Marques lembrou que “se não nos preocuparmos com as necessidades pessoais, anseios e sonhos dos alunos, vamos estar a desperdiçar a maior riqueza que este país tem”. Neste sentido, afirmou ainda necessário “definir objetivos realistas, específicos, ambiciosos e mensuráveis” e que é também crucial “definir o que se quer atingir nos primeiros anos”, deste trabalho das equipas dedicado à gestão de carreira dos alunos.

Sobre este aspeto, Jorge Simões, secretário intermunicipal da CIM Médio Tejo, salientou que este Encontro também significou o “início desta preocupação relativa à gestão de carreira e orientação profissional”.

“Tendo em conta os dados do diagnóstico atualizado do Médio Tejo, sendo esta uma questão transversal ao país, verificamos que há problemas ao nível da vocação profissional e do prosseguimento de estudos com elevados e significativos níveis de retenção quando os alunos tomam determinadas opções no 9.º ano”, afirmou.

Assim, tendo conta esta problemática, a CIM Médio Tejo submeteu a candidatura ao PEDIME III, que espelha uma componente muito focada na orientação e desenvolvimento de competências de gestão de carreira dos alunos.

A CIM Médio Tejo tem ainda intenção de criar um grupo de trabalho constituído por psicólogos que, em modo colaborativo e cooperativo, verifique as melhores técnicas e o melhor plano comum para aplicar em todas as escolas do Médio Tejo.

“Acreditamos que os psicólogos desta área vão conseguir dar ferramentas mais adequadas para minimizar os tais problemas de orientação que se têm vindo a registar”, disse expectante Jorge Simões, que avançou que o novo grupo começará a reunir a partir do próximo mês de setembro.

Por último, na sessão de encerramento, o vice-presidente da CIM Médio Tejo e presidente do município de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes, evidenciou o PEDIME como um instrumento que permite um trabalho “em rede na área da Educação para se conseguir resultados e no futuro próximo termos uma comunidade no Médio Tejo mais sensível à escolha do seu futuro pessoal e profissional”, afirmou o responsável autárquico, tendo feito um balanço muito positivo do dia de trabalho.

O PEDIME é financiado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Regional do Centro (Centro 2030).

pedime2pedime3

Praça Dias Ferreira, 38