O Município de Ferreira do Zêzere realizou hoje a cerimónia de lançamento da 1ª pedra da Escola EB 2.3/S Pedro Ferreiro.
O evento que marcou o início da construção de uma das obras mais importantes para o concelho contou com a presença do Secretário de Estado da Administração e Inovação, Dr. Pedro Dantas, do Deputado da Assembleia da República, Hugo Costa, do Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Dr. José Alho e do Delegado Regional da Educação, Dr. Pedro Florêncio. Estiveram também presentes os membros da comunidade educativa de Ferreira do Zêzere, os representantes da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, os Presidentes das Juntas de Freguesia e ainda as coletividades de Ferreira do Zêzere.
Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Gomes, referiu que “... focámo-nos neste projeto sem olhar com receio e hesitação para todos os obstáculos que foram surgindo ao longo deste percurso, pois o início da construção da nova escola é mais do que uma simples empreitada, reflete o início de um novo caminho, o renovar da nossa dedicação e determinação para com os mais jovens, os seus pais, as suas famílias e todos os residentes em Ferreira do Zêzere.”
Bruno Gomes, afirmou ainda “A nossa escola será um verdadeiro centro de inspiração e crescimento, simbolizando o nosso profundo compromisso com a educação e proporcionando um ambiente onde os alunos poderão crescer, aprender e criar memórias.”
A Diretora do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Zêzere, Lina Serra, esteve também presente e referiu que o lançamento desta 1ª era um ato simbólico que representa o início do futuro. Adicionalmente, apelou à tolerância e resiliência de toda a comunidade educativa para estes dois anos de trabalho que se avizinham.
O Secretário de Estado da Administração e Inovação reforçou que “Portugal está a fazer um esforço enorme do ponto de vista da requalificação do seu parque escolar.”. “Esta é a primeira de 75 obras de requalificação que estamos a lançar pelo país, num volume que ultrapassará, numa primeira fase, 450 000 000 de euros e que vai muito além disso, pois ao longo desta legislatura vamos chegar aos 1 700 milhões de euros investidos em educação.”, sublinhou também Pedro Dantas.
No decorrer da cerimónia, tanto o Dr. Pedro Dantas como o Dr. José Alho referiram e felicitaram a celeridade em resolver todos os procedimentos necessários e assim dar início a este projeto.
A nova infraestrutura conta com o financiamento do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e da União Europeia, avaliado em cerca de 13 milhões de euros. A obra ficará a cargo da empresa Nov Pro Construções, S.A. que terá um prazo de 20 meses para conclusão.
A Escola EB 2.3/S Pedro Ferreiro trará melhores condições de estudo, integrando recursos tecnológicos avançados que prepararão os alunos para os desafios do futuro.