A Ascendi lançou a campanha de prevenção de Segurança Rodoviária – “Aprenda com quem sabe” – que tem como objetivo incentivar a utilização do cinto de segurança nos bancos traseiros, combater a distração ao volante causada pelo uso de telemóvel e controlar a velocidade durante a condução.
A campanha, que conta com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), procura atuar diretamente nos condutores que utilizam as vias da Ascendi, destacando os comportamentos arriscados de alguns adultos ao volante. O conceito centra-se num desafio algo provocador: se crianças, que ainda não conduzem, conseguem compreender os perigos da estrada, por que não conseguem os condutores experientes?
A utilização do telemóvel ao volante aumenta em quatro vezes a probabilidade de ocorrência de um acidente e provoca um aumento no tempo de reação a situações imprevistas superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l. O risco de morte de um passageiro no banco traseiro reduz entre 55% e 75% com o uso do cinto de segurança e, em 2023, 1 em cada 4 utilizadores da rede Ascendi circulou em excesso de velocidade.