No próximo dia 22 de fevereiro, assinala-se o Dia Europeu da Vítima de Crime, uma data instituída pela "Victim Support Europe" em Estocolmo, em 1990, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a proteção dos direitos das vítimas e para a importância de oferecer apoio a quem tenha sido vítima ou tenha testemunhado um crime.
Este dia proporciona uma reflexão sobre a necessidade de proteger as vítimas de todas as formas de crime, como crimes de ódio, violência doméstica, discriminação, entre outros. É também um momento importante para informar sobre os direitos das vítimas e os mecanismos de apoio disponíveis. A Comissão de Proteção às Vítimas de Crime (CPVC) sublinha que qualquer pessoa pode ser vítima de crime e que essa experiência é, muitas vezes, traumatizante.
Este ano, o Espaço M do Município de Ferreira do Zêzere assinala a data com uma oficina de autoproteção, que terá lugar no dia 24 de fevereiro, às 18:30, nas instalações da Secção de Judo de Ferreira do Zêzere. A oficina é aberta ao público em geral e tem como foco principal a capacitação dos cidadãos para a prevenção e reação a situações de risco. O objetivo principal é oferecer aos participantes ferramentas práticas para melhorar a sua segurança pessoal.
A participação na oficina é gratuita, mas requer inscrição prévia através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , até ao dia 21 de fevereiro de 2025, com vagas limitadas (25 participantes).
Para mais informações, contacte o número 249 360 157.