Acontece na Biblioteca

CRIFZ

Exposição de trabalhos do CRIFZ na Biblioteca

Durante este mês de maio não perca na sala polivalente da Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere a exposição e venda de trabalhos dos utentes do Centro de Recuperação Infantil de Ferreira do Zêzere.

Venha ver e valorizar o trabalho destes artesãos ferreirenses tão especiais.

O Centro Recuperação Infantil de Ferreira do Zêzere, constituído como Associação por escritura de 25/10/78, onde se encontram exarados os respetivos Estatutos e publicado no Diário da República nº 284 III série em 12/12/78, iniciou a sua atividade em Janeiro de 1980 com o objetivo de promover o apoio, a prevenção e recuperação das crianças e jovens com deficiência mental, em ordem ao seu pleno desenvolvimento na família e comunidade – criando a Valência Socioeducativa. Esta Instituição, tem tentado dar uma resposta quantitativa e qualitativamente superior à população alvo de que se ocupa; assim, após levantamento da população deficiente do Concelho (dados de 1988), surge a necessidade de criar uma nova valência em Abril de 1994 para dar resposta a jovens e adultos com idade superior a 16 anos, portadores de deficiência mental grave - Centro de Catividades Ocupacionais.

Trata-se pois de uma Instituição que pretende adequar as suas formas de intervenção/Acão às necessidades que vão emergindo na população deficiente mental/multideficiente deste Concelho e suas famílias.

Nesta Acão a Instituição tem sempre podido contar com o total apoio de todos os serviços locais e Autarquia deste Concelho, bem como com a comunidade em geral, tendo-nos preocupado sempre em exercer esta Acão de uma forma concertada e integrada.

Desta articulação inter-serviços e da nossa experiência do trabalho com este tipo de população e suas famílias, sentimos a necessidade de uma unidade residencial, que desse resposta, quer aos utentes que já tínhamos integrados no Centro, quer a algumas situações problemáticas de que tínhamos conhecimento na comunidade, para as quais o sistema de semi-internato era insuficiente.

Após recurso aos fundos do PIDDAC, através do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, bem como à fundamentação técnica, foi construída de raiz a Unidade Residencial, que iniciou o seu funcionamento em Maio de 2001.

Além destas Respostas Sociais, foram ainda protocoladas com o Centro Distrital as seguintes: Intervenção Precoce e Creche Familiar e C.A.F.A.P.
Em finais de 2007, foi ainda implementada a Unidade de Saúde de Medicina Física e Reabilitação, a fim de dar resposta ao nível de cuidados de Fisioterapia, não só aos nossos utentes, como à população do Concelho, através de protocolos celebrados com vários serviços, com várias seguradoras.

Tal como referido anteriormente, a Instituição ao longo de quase 30 anos de existência, sempre pautou a sua atuação pelo bem estar da população deficiente, bem como integrar-se da melhor forma na comunidade, envolvendo-se em todos os Projetos de Solidariedade Social. Assim, pertence à:

Rede Social do Concelho, tendo um elemento técnico representado no Núcleo Executivo
Pertence desde a sua criação à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ferreira do Zêzere;
Faz distribuição alimentar no âmbito do Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados;
Fornece refeições aos alunos de Escolas e Jardins de Infância do Concelho que não possuem esse serviço, de acordo com Concurso Público efetuado pelo Município de Ferreira do Zêzere ;
Ainda dentro desta parceria, promove o Alargamento de Horário do Jardim de Infância de Ferreira do Zêzere - Componente de Apoio à Família.
Neste momento está em curso a reconversão da Valência Socioeducativa, em Centro de Recursos para a Inclusão, no âmbito da Lei nº 3/2008, de 07 de Janeiro.
Damos também, no âmbito da Proteção Civil, apoio logístico (alimentação), não só diária, aos elementos destacados para a prevenção de Fogos Florestais na época de verão, como nas situações de emergência e ainda disponibilizamos as instalações à comunidade para eventos desportivos e sociais.
Para concluir, podemos afirmar que o CRIFZ é uma Instituição aberta e completamente integrada na comunidade. Com instalações que se destacam por ser um espaço sem barreiras arquitetónicas, com salas espaçosas e onde a luz natural é a verdadeira fonte de iluminação.

In: http://www.crifz.pt/

Praça Dias Ferreira, 38