Acontece na Biblioteca

Silverio Cadete

Homenagem ao benemérito Silvério Cadete

Decorreu na Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere uma homenagem póstuma ao Dr. Silvério Cadete, antigo Deputado Municipal e benemérito. No ano em que faria 96 anos de idade e com todas as "Bibliotecas Freguesia" instaladas, o evento contou com a presença na Biblioteca Municipal dos filhos do homenageado, Teresa Cadete, Professora Catedrática da Faculdade de Letras de Lisboa e Pedro Cadete, Comandante da TAP, do Vereador da Cultura Hélio Antunes e do Coordenador da Biblioteca, Armando Cotrim, seguindo-se a visita às “Bibliotecas Freguesia” de Águas Belas e de Nossa Senhora do Pranto.

Nestas Bibliotecas nas Juntas de Freguesia e na Associação do Cardal, Ferreira do Zêzere, pode consulta no locar ou levar para casa por um período de 10 dias. Estão disponíveis livros infantis e juvenis, romances, saúde, economia, história...etc.

Silvério Rodrigues Cadete nasceu em Panóias (Guarda), em 9 de abril de 1921. Fez a sua escolaridade no distrito do Porto e veio trabalhar e estudar Direito para Lisboa, após um ano em Coimbra. Cumpriu o serviço militar nos Açores e casou com Ana Maria Salema Barbosa Loureiro em 1946. A partir de 1957 até 1977 trabalhou na Companhia de Diamantes de Angola, na maior parte do tempo no Dundo, distrito da Lunda, como Chefe de Relações Exteriores e Contencioso. Regressado a Lisboa, frequentou o curso de Jornalismo da Universidade Católica e trabalhou como jornalista no Diário de Notícias até à idade da reforma, em 1991, tendo ido morar para Águas Belas, onde foi membro da Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere e fez crónicas semanais para a rádio local de Águas Belas até pouco antes da sua morte, em julho de 2002.

Em 2015 a família ofereceu à Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere um vasto acervo documental e mobiliário. A partir de junho de 2016 foram instaladas em todas as freguesias do concelho as “Bibliotecas Freguesia” com a documentação desta doação e também do espólio da Biblioteca, proporcionando a aproximação da cultura aos munícipes, contribuindo para o aumento da leitura autónoma, principalmente em família.

Praça Dias Ferreira, 38
2240-341 Ferreira do Zêzere