Proteção Civil

Serviço Municipal de Proteção Civil

Contacto:
Telefone: 249 360 155
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Proteção Civil no Município de Ferreira do Zêzere compreende as atividades desenvolvidas pela Autarquia local, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas, com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram;
O Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) de Ferreira do Zêzere é uma organização cuja estrutura tem em vista a coordenação e execução de ações no âmbito da Protecção Civil ao nível Municipal, colaborando com as estruturas supramunicipais e nacionais.
O SMPC-Serviço Municipal de Protecção Civil de Ferreira do Zêzere é constituído por:
a) Gabinete de Planeamento, Prevenção e Segurança;
b) Gabinete Técnico Florestal;
c) Apoio Administrativo.

Este serviço é dotado dos meios humanos adequados à tipologia das operações a desenvolver, de acordo com a Autoridade Política de Protecção Civil Municipal.
Compete ao SMPC assegurar o funcionamento de todos os organismos municipais de proteção civil, bem como centralizar, tratar e divulgar toda a informação recebida relativa à proteção civil municipal
São objetivos fundamentais da Protecção Civil Municipal:
a) Prevenir na área do Município os riscos coletivos de acidentes graves ou catástrofes deles resultantes;
b) Atenuar, na área do Município, os riscos coletivos e limitar os seus efeitos no caso das ocorrências descritas na alínea anterior;
c) Socorrer e assistir, na área do Município, as pessoas e outros seres vivos em perigo, assim como proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse público;
d) Apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas nas áreas do Município, afetadas por acidente grave ou catástrofe.
e) Celebrar protocolos de colaboração com organismos e entidades com competências específicas em áreas de interesse direto e específico para a Protecção Civil Municipal.

O SMPC tem regulamento próprio (Regulamento n.º 859/2010), publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 229 — 25 de novembro de 2010

Jogo de segurança rodoviária
Teste os seus conhecimentos de segurança rodoviária, aqui têm um jogo dirigido para os jovens, desenvolvido pelo Município de Ferreira do Zêzere.
 
INCÊNDIOS FLORESTAIS
Informações do Instituto da Conservação e da Natureza e das Florestas
Proteja a sua casa em 10 passos
O que diz a Lei (Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de Junho)
1. Conserve uma faixa pavimentada em redor da habitação (de 1 a 2 metros).
2. Mantenha as árvores em redor da habitação desramadas 4 metros acima do solo (ou 50% da altura total da árvore se esta tiver menos de 8 metros) e providencie para que as copas se encontrem distantes umas das outras pelo menos 4 metros.
3. Certifique-se de que as árvores e arbustos se encontram, pelo menos, 5 metros afastados da edificação e que os ramos nunca se projetam sobre a cobertura.
4. Conserve o terreno limpo num raio de 50 metros em redor da habitação [por exemplo, para proteger os seus bens e criar uma área de segurança para a atuação dos bombeiros], segundo as orientações do anexo ao Decreto-Lei n.º 124/2006.
5. Mantenha os sobrantes de exploração agrícola ou florestal (estrumeiras, mato para cama de animais, etc) fora da faixa de 50 metros em redor da habitação.
6. Mantenha as botijas de gás e outras substâncias inflamáveis ou explosivas longe da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimentos isolados.
Proteção das casas
7. Guarde as pilhas de lenha afastadas da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimento isolado.
Adicionalmente, recomendamos que:
8. Mantenha uma faixa de 10 metros limpa de matos de cada lado do caminho de acesso à sua habitação.
9. Mantenha a cobertura e as caleiras da habitação completamente limpas de carumas, folhas ou ramos, que podem facilitar o surgimento de focos de incêndio.
10. Coloque uma rede de retenção de faúlhas nas chaminés da habitação e não deixe frestas abertas por onde possam entrar faúlhas para o seu interior.
Para o auxiliar na implementação destas recomendações, poderá contactar as organizações de produtores florestais da sua área. Consulte as listas seguintes: norte, centro, sul (listagens em formato PDF).
Em caso de incêndio ligue 112 (chamada gratuita).
Mais informação para o calor.
Mais informação para o frio.
Mais informação sobre limpeza de linhas de água.
Campanha educativa de praias.
Folhetos - Época de Verão em anexo
 
 
Links
 
 Atividade Operacional
Mapa de alertas
sos vespa
queimas e queimadas

Contactos

Praça Dias Ferreira, 38
2240-341 Ferreira do Zêzere
Linha de Atendimento ao Munícipe
+351 249 360 150
geral@cm-ferreiradozezere.pt

Localização

Logo de Projeto Cofinanciado