A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ferreira do Zêzere associou-se à campanha nacional de prevenção dos maus-tratos na infância, que se assinala ao longo do mês de abril, promovendo diversas ações de sensibilização junto da comunidade.
A ação pretende alertar para a importância da proteção das crianças e jovens, incentivando a reflexão e o envolvimento de toda a comunidade educativa.
A iniciativa contou também com o apoio do comércio local e de várias instituições do concelho, que se juntaram à causa através da exposição de Laços Azuis nas suas montras e instalações, ampliando a mensagem de prevenção e solidariedade.
A campanha do Laço Azul teve início em 1989, na Virgínia, EUA, quando Bonnie W. Finney prendeu uma fita azul na antena do seu carro para chamar a atenção para os maus-tratos sofridos pelos seus netos, um dos quais foi brutalmente assassinado. O azul, segundo Bonnie, simbolizava as marcas e nódoas negras deixadas pela violência, servindo como um lembrete permanente da necessidade de agir.
A CPCJ de Ferreira do Zêzere sublinha a importância do envolvimento de toda a sociedade na proteção das crianças, apelando à vigilância, denúncia e à promoção ativa dos seus direitos.
(Registo de imagens no Centro Escolar de Ferreira do Zêzere por Tiago Ramos)