O Município de Ferreira do Zêzere assinala com orgulho o hastear da bandeira “Escola Amiga dos Direitos Humanos” na Escola Pedro Ferreiro, uma distinção que esta instituição educativa ostenta desde 2012.
Este projeto-piloto, promovido pela Secção Portuguesa da Amnistia Internacional, inspira-se numa iniciativa internacional que visa tornar as escolas em espaços onde os direitos humanos são vividos no dia a dia. Em Portugal, esta ação integra o Programa Mundial para a Educação em Direitos Humanos, lançado pela Organização das Nações Unidas em 2004.
O projeto “Escolas Amigas dos Direitos Humanos” tem como principal objetivo capacitar os jovens e envolver toda a comunidade escolar na integração dos princípios e valores dos direitos humanos em todas as dimensões da vida escolar, com especial enfoque na governação, nas relações interpessoais, no currículo, nas atividades extracurriculares e no ambiente escolar.