Ação de Sensibilização decorre hoje na Praia Fluvial do Lago Azul – Ferreira do Zêzere
A incidência de cancros da pele tem vindo a aumentar em todo o mundo, em especial nas últimas décadas. Entre os vários tipos, o melanoma destaca-se pela sua elevada taxa de mortalidade, mas é igualmente importante considerar outros cancros cutâneos, cuja prevalência tem crescido de forma significativa.
Este aumento está fortemente associado à exposição excessiva à radiação ultravioleta (UV) — seja solar, durante atividades ao ar livre, seja proveniente de fontes artificiais, como os solários. A superexposição aos raios UV não só está ligada ao desenvolvimento de cancro da pele, como também pode provocar danos aos olhos e comprometer o sistema imunológico.
Proteção desde a infância
As crianças representam um grupo especialmente vulnerável. Por estarem em fase de crescimento e não terem consciência do risco, são mais suscetíveis aos efeitos nocivos da radiação UV. A exposição solar excessiva durante a infância pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de doenças oncológicas ao longo da vida.
Município recebe ação de sensibilização
Com o objetivo de promover a literacia em saúde e incentivar comportamentos preventivos, a Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo realiza hoje, na Praia Fluvial do Lago Azul, em Ferreira do Zêzere, uma ação de informação dirigida a toda a população.
Durante esta iniciativa, serão divulgadas recomendações simples, mas fundamentais, para uma exposição solar segura, tais como:
-
Evitar o sol direto entre as 11h e as 17h;
-
Utilizar protetor solar com fator de proteção adequado;
-
Usar chapéu, roupa leve e óculos de sol com proteção UV;
-
Incentivar as crianças a brincar à sombra.